Férmion de Majorana: partícula para computação

Majorana-Fermions1

Após 75 anos, a misteriosa e procurada partícula (férmion) de Majorana foi localizada pelos cientistas da Universidade Tecnológica de Delft e da Fundação para Pesquisa Fundamental da Matéria, ambos na Holanda. O estudo liderado pelo cientista Leo Kouwenhoven foi financiado pela Microsoft, e publicados na revista Science.

Essa partícula foi prevista na década de 1930 pelo físico italiano Ettore Majorana, com base na mecânica quântica. Trata-se de uma partícula muito peculiar, pois a própria partícula é também uma antipartícula, estando exatamente na fronteira entre matéria e antimatéria. Quando por exemplo, um elétron (carga negativa)  se encontra com um pósitron, sua antipartícula, ambos se aniquilam e emitem um flash de raios gama. Já o férmion Majorana é uma partícula neutra, tanto partícula quando antipartícula.

A partícula não só expande as fronteiras da física fundamental, mas é de vital importância no entendimento da matéria escura, que segundo os pesquisadores, forma a grande maioria do universo. A matéria escura seria formada pelos férmions de Majorana, mas isso ainda exige uma análise melhor por parte dos físicos.

Além da suma importância para a ciência, a partícula também poderá ser de grande serventia para os computadores quânticos, vistos como o futuro da computação. Isso porque quando dois férmions de Majorana são movimentados um em relação ao outro, cada um deles mantém a memória da sua posição anterior, tornando os computadores extremamente estáveis e imunes à influência externa, isso sem falar na velocidade absurda que processariam dados.

Anúncios
por Professor Leandro Aguiar Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s