Sistema Linux foi fundamental para achar o Bóson de Higgs

Os cientistas envolvidos nas pesquisas realizadas pelo CERN (sigla para Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), através do LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons), afirmam que os resultados obtidos até o momento, inclusive a identificação do Bóson de Higgs, também conhecida como “Partícula de Deus”, só foram possíveis através do uso de distribuições Linux. Entre elas, o Scientific Linux e o Ubuntu. As informações foram postadas no fórum do Reddit, por um dos físicos do projeto.

Distribuição customizada Scientific Linux foi encarregada de servir de interface entre cientistas e os dados (Foto: Reprodução)Distribuição customizada Scientific Linux foi encarregada de servir de interface entre cientistas e os dados (Foto: Reprodução)

Para que tudo funcione no LHC e o processamento dos dados seja o mais ágil possível, é necessária a construção de uma rede que ligue os terminais onde os cientistas trabalham e os supercomputadores, a quem cabe a tarefa de lidar com o enorme volume de dados gerado quando cada átomo se esfacela pelo acelerador. E boa parte desse ecossistema de 85 mil máquinas é administrado por sistemas Linux.

Além de gratuitos, os sistemas operacionais baseados no Linux oferecem uma grande vantagem para os físicos envolvidos nas pesquisas: eles são profundamente customizáveis. Isso significa que puderam ser moldados para se adaptar às especificidades do mais complexo experimento científico de todos os tempos.

Dados de milhares de colisões foram revistos em sistemas Linux (Foto: Reprodução)Dados de milhares de colisões foram revistos em sistemas Linux (Foto: Reprodução)

O CERN promove o uso do Linux em suas pesquisas há alguns anos. Prova disso é a Scientific Linux, uma distribuição criada por técnicos do CERN, em colaboração com a Red Hat, e desenvolvida com olho nas necessidades de pesquisadores em lidar com números, dados estatísticos e relatórios.

 

Fonte: Globo.com

Anúncios
por Professor Leandro Aguiar Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s